Pois é, agora que tudo está decidido, penso que já é razoável analisar o que foi feito este ano em termo de politica de contratações e o que será necessário fazer para que no ano que vem o barco chegue a bom porto. Penso que só nesta fase podemos analisar o que foi feito por parte dos jogadores. É no fim da época que se tiram conclusões, não ao fim de um mês ou seis meses.
Guarda-redes
Tivemos o regresso do Moretto, que foi sendo o 3º guarda-redes. Se o conseguirmos vender, será o melhor, porque é um jogador "pesado" em termos financeiros. Também por constrangimentos financeiros deveríamos optar por um júnior para 3º guarda-redes ou então um jogador do nosso campeonato em final de carreira. Quim e Moreira dão garantias. Penso que avançarmos para uma contratação só faz sentido se for um guarda-redes de topo, que nós venha dar pontos ao género do grande Michel Preud'Homme. O que não me parece possível neste momento porque não temos dinheiro nem somos atractivos para este tipo de jogadores. Só se o nosso departamento de prospecção desencantar um brinde.
Defesa-Direito
A adaptação de Maxi a defesa direito, foi tal como se previa (só Camacho é que não via) um sucesso. Necessitávamos de um jogador para fazer concorrência e que jogasse quando fosse necessário. Penso que a opção por Patric foi boa, jovem, barato, mais ofensivo e alto que o Maxi, ou seja uma alternativa que irá ter uma época para se adaptar e ir jogando aos poucos.
Centrais
A compra de Sidnei e o regresso de Miguel Vítor, foi um dos maiores sucessos de Rui Costa esta época. Temos 4 excelentes centrais, sendo que 3 deles têm uma idade imberbe e já apresentam uma maturidade e experiência assinalável. O único problema nos nossos centrais é não termos nenhum verdadeiramente rápido. A possível venda de Luisão poderá ser interessante se os valores forem superiores a 10 milhões de euros. Penso que se poderia optar por uma dupla Miguel Vítor-David Luís, com Sidnei no banco. Para termos um 4º central não necessitamos de um grande investimento, era interessante pensar em alguém rápido. Não me parece minimamente interessante o rumor Jorge Andrade.
Defesa Esquerdo
Dispensar Léo...........IMPERDOÁVEL. Jorge Ribeiro foi uma aquisição que se revelou (como se esperava) muito fraca. Não digo que deva ser dispensado, até porque não sou muito favorável a mudar todos os jogadores de uma posição num ano. Penso que seria útil ter Jorge Ribeiro como alternativa para médio esquerdo volante no campeonato nacional (posição que fez com sucesso no Boavista). David Luís a defesa-esquerdo....enfim só para desenrascar num jogo ou outro, não tem velocidade para esta posição, apesar de atacar bem. O Pereira, que parece, tem o processo de contratação adiantado, não o conheço, mas sendo da selecção do Uruguai, e já estando adaptado à Europa, pode ser uma solução (espero eu). Este negócio não esta fechado pela dificuldade de obtenção de garantias bancárias, que custam dinheiro, o que é indicativo, do apertar do cinto. Pelo que temos de pensar a politica de contratações, sempre na premissa de apertar o cinto. O regresso de Rubén Lima ou Sepsi, para 2º jodador desta posição, também não é de descartar.
quarta-feira, 20 de maio de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário